A Leishmaniose é conhecida como uma zoonose, porque pode ser transmitido ao homem, também pela picada do mosquito. Assim como o caso de cão, observa-se que o grupo normalmente afetado pertence a indivíduos que possuem um sistema imunitário insuficiente (idosos, crianças, pessoas com antecedentes de deficiência imunitária, etc).

Os cães são conhecidos como hospedeiros da doença, pois o sistema imunológico (defesa) do animal, em geral, não possui suporte suficiente para lutar contra a infecção.  Ressaltamos que nem todos os cães desenvolvem a doença e o parasitismo de pele. As pesquisas mostram que cães mantidos sobre o tratamento tem transmissão reduzida, visto que a carga de parasitas contidos no tecido é menor.

SINTOMAS NO CÃO
Ao ser picado por mosquito contaminado, a doença poderá ou não se manifestar. O cão pode entrar em contato com o parasita e ser portador dele, mantendo-se assintomático. Os animais afetados podem apresentar um ou mais dos seguintes sintomas, que embora sejam listados, são gerais, porque pertencem também a outras infecções comuns e por isso, nem sempre a presença deles é significativo para diagnóstico. Os sintomas podem ser:
– Perda de peso e/ou falta de apetite

– Apatia e debilidade

– Seborreia, feridas que não cicatrizam

– Crescimento rápido das unhas

– Podem ocorrer diarréias persistentes,

– Conjuntivites e lesões de córnea

– Anemia e inchaço dos gânglios

– Insuficiência renal (bebem muita água e muita micção)

– Vômitos

– Hemorragias nasais

– Queda de pêlos na face e principalmente ao redor dos olhos

PREVENÇÃO
Após realizar diagnóstico da doença, é extremamente importante a vacinação, mas não somente ela é 100% eficaz.  Faça uso de produtos repelententes de insetos – Scalibor®, Pulvex®, Advantage max®, Cipermetrina pour on, citronela, óleo de neem, inseticidas para o ambiente, etc. Escolha produtos que além de inseticidas, auxiliam no controle de carrapatos e pulgas.
– Evitar os passeios em zonas de rios, matas, terrenos a céu aberto, sobretudo ao romper da manhã e ao fim do dia,
– Assegurar um bom estado de saúde do animal, para manter um bom sistema imunitário – boa alimentação, vacinação e desparasitação regular.

http://acaixadepanboris.blogspot.com
Foto: CICLO DA LEISHMANIOSE
protectoravilagarcia.org

A Master Centro Veterinário conta com diversos serviços e um atendimento personalizado na Medicina Veterinária. Nosso tratamento é humanizados e diferenciado, tanto para os pacientes quanto para os seus donos.

Instagram


This error message is only visible to WordPress admins
This endpoint has been retired

Error: No posts found.

Make sure this account has posts available on instagram.com.

Click here to troubleshoot